Pastoral da Juventude

Entre 2012 e 2013, havia uma agitação nas paróquias de todo o Brasil, pois a Jornada Mundial da Juventude, finalmente, iria ocorrer em nosso país, com a presença do nosso querido Papa Francisco. Diante disso, viu-se a necessidade de formar grupos de jovens em nossa paróquia, objetivando preparar nossos jovens para tal momento tão especial para a Santa Igreja. Então, em 2012, no Rainha da Paz, ocorreu um encontro que chamou muitos jovens de nossa paróquia. Este evento tinha como objetivo principal formar grupos de jovens. Dalí nasceram 4 grupos de jovens.

A partir daí, nossos grupos cresceram e amadureceram, de modo que hoje temos 3 grupos de jovens na paróquia (Carregando em Cristo, Plenitude, e Agnus Dei), que caminham firmes e fortes para servir à missão que a PJ nos coloca.

Como funciona na paróquia: Segundo o documento aprovado pela CNBB, Bora falar de Pastoral da Juventude, redigido a partir do 11º ENPJ de 2015, define-se “PJ” como, basicamente, jovem evangelizando jovem, de modo que busquem “construir a Civilização do Amor, o Reino de Deus, que é de justiça, de paz, e de liberdade para todos e todas. [...] Pastoral é missão e é serviço”. Desse modo, atuamos com os nossos grupos semanais, que discutem sobre temas ligados à nossa realidade e às dúvidas que temos quanto a como nos portarmos no mundo sendo jovens cristãos. Então, a nossa missão se concretiza com os nossos grupos refletindo unidos, como famílias que Deus uniu para cumprir a Sua missão, e nós, como fiéis servos, nos colocamos a serviço, visando evangelizar, não somente nos grupos, mas no nosso dia a dia, a partir daquilo que aprendemos juntos – conforme a postura instruída por Jesus ao Leproso, em Mt 8, 4, de se mostrar ao mundo, de modo que quando o mundo nos vir, notará a diferença: de que, de fato, estamos trabalhando a serviço do Pastor, afinal, “’Fazer’ Pastoral é fazer o que Jesus fez, e dar testemunho desse seguimento”. Essa é a nossa maior missão!

Compartilhe esta publicação
Nossas redes sociais
Top